Marketing: complexo e enigmático, mas cheio de vida

Autor(a):

Na segunda-feira, acabei o curso de Gestão de Marketing de Moda com a professora Katherine Sresnewsky. Foi um curso intensivo, 4 dias e muuito, muuuuito aprendizado.

Eu sou suspeita pra falar porque eu AMO estudar. E, como estou numa fase à procura de novas oportunidades, fazer esse curso era chance de ter o plus: atualização + conhecer pessoas/histórias novas + entender um pouquinho mais de uma área que gosto.

Todas as aulas da Kathe rendem várias discussões e tentarei, ao longo dos próximos dias, falar um pouquinho mais sobre elas. Mas, para quem acha que um curso de Gestão de Marketing de Moda seja muito específico, se engana!

Por isso, esse meu texto é pra falar no sentido geral de detalhes sobre o marketing que, ao longo do curso, acabei pensando ainda mais sobre. Bora lá ??

1. Como o Marketing ainda é um caminho um tanto quanto complexo e enigmático

Eu sei, eu sei. A gente ouve muiiiito por aí falar sobre Marketing, Marketing Digital, etc. Mas a verdade é que ainda falta um bom caminho para chegarmos naquele ideal.

Não estou falando de marcas já bem estabelecidas – essas, em sua maioria, talvez estejam um pouco mais a frente do meio desse caminho. Mas a maioria mesmo, ainda não.

O Marketing é o laço, é o fecho entre as diferentes correntes (departamentos) de uma empresa. E é isso que eu acho incrível! Adoro perceber que essa área pode fazer muito especialmente unindo várias frentes.

E assim, também, eu tiro a segunda visão:

2. Como o marketing é plural!

Além de conectar várias “pontas”, o marketing abrange uma diversidade incrível de trabalhos – do trade ao CRM, do analista de mídias sociais ao analista VM.

Perceber isso me deixa feliz e triste ao mesmo tempo. Feliz, porque percebo que ainda há muito a se explorar e lugar pra muita gente dentro do marketing. Triste porque ainda vejo a sobrecarga dos profissionais da área que precisam se desdobrar em mil! ? (Não por acaso, conversando com muitos colegas da área, vejo o quanto estão desanimados).

Enfim, para terminar com a frase da Kathe que me laçou: “marketing não é comunicação”. A gente faz comunicação, mas vamos muuito além.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *