Frequência de Postagem – quanto e quando devo postar?

Eu preciso postar todo dia? Posso postar mais de uma vez por dia? E se algum dia eu não conseguir ou não tiver nada para postar?

Essas perguntas são recorrentes para pequenos e médios empresários e comerciantes quando começam a trabalhar mais com as redes sociais – e essa dúvida, com certeza, é de muito valor, afinal, delimitar ou entender qual a frequência certa nas redes pode fazer toda diferença para o seu negócio/marca.

E a resposta para essa pergunta é ainda mais complicada. Se me perguntarem, agora, qual a frequência correta para ter sucesso com o trabalho nas redes sociais, eu só posso te responder: depende.

Pois é. Depende de vários fatores, por exemplo: como é o seu segmento e nicho de mercado, como o seu público consome informação, o que a sua marca/negócio tem que possa ser transformado em conteúdo de valor. E isso é só o básico.

Quando falamos que o nicho e segmento de mercado influencia na frequência, é porque existem particularidades (como o tipo de assunto pelo qual seu produto ou serviço remete ou a variedade de produto/serviço do seu negócio, por exemplo) que vão interferir diretamente na possibilidade de criar conteúdos de valor.

Aliás, você deve pensar bastante sobre esse conteúdo de valor: é o tipo de conteúdo que agrega algo à sua audiência. Aquele velho clichê “não adianta postar por postar” é o que vale aqui!

O que pode te ajudar a definir seu conteúdo e cria-los de maneira com que entregue valor à sua audiência é definir a sua linha editorial. Mas, além disso, vou te dar mais três dicas para descobrir sua frequência:

  1. Testar

Esse verbo é um dos mais importantes na área digital: testar sempre que necessário. E aqui, o que quero dizer com testar como uma dica?

Experimente mesclar as suas postagens: poste de manhã, ao longo da tarde e mais a noite. Altere a frequência, também, postando uma vez ao dia, mais ou menos vezes.

Ao final da semana ou de um mês nesse teste, faça sua Análise de Métricas. Veja os posts que mais tiveram alcance, os posts que mais tiveram melhor engajamento – disso, terá uma visão mais ampla sobre o que tem dado mais resultado e, assim, pode ir afunilando e otimizando sua frequência.

  1. Ouça sua audiência

Uma das maravilhas das redes sociais, tendo em vista outros veículos, é sua característica de manter uma comunicação ampla, o que nos dá oportunidade de ouvir nossa audiência. Então, por que não utilizar disso?

Questione sua audiência! Utilize caixinhas de perguntas e enquetes nos stories ?

  1. Estude seus concorrentes

Essa dica é valiosa, mas perigosa – toda estratégia contempla a etapa de análise da concorrência, mas analisar não significa copiar!

Pesquisar concorrentes e entender como é a frequência deles pode te ajudar muito a dar seus primeiros passos. Isso não significa que a estratégia do outro tem que ser a sua estratégia, ok?

Ainda tem dúvidas? Comente aqui ou mande para mim lá no meu Instagram @camilapadilhatrindade ?

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *